segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Eduardo Barreiros, o desbravador espanhol

Quando se pensa em carro espanhol,a maioria logo se lembra da SEAT, a Sociedade Espanhola de Automóveis Toledo, marca que começou nos braços da FIAT e hoje é parte do impérioVW;Mas existiu uma marca muito maior, dona de um império comparável a própria VW dos dias atuais : Barreiros S.A.

Eduardo Barreiros


Eduardo Barreiros nasceu em Guindiás,na província de Orense, Espanha no dia 24 de outubro de 1919;
Aprendeu mecânica praticamente sozinho, adaptando motores a diesel dos ônibus de propriedade de seu pai;
Em 1945, cria a BECOSA (Barreiros Empresa Construtora S/A),uma empresa de construções industriais e públicas: era o início de um império. Em 1954 funda a Barreiros Diésel S.A, e começa a montar caminhões em parceira com a Unimog (marca da Mercedes Benz). Seus caminhões ganham fama internacional,por sua resistência e força..A essa época a Barreiros Diésel fabricava desde caminhões e ônibus, a empilhadeiras,motores nauticos e veículos militares;Mas Barreiros tinha um sonho:construir um automóvel espanhol, e assim em 1962 se associa ao que anos mais tarde denominou "Um gigante de pés de barro", a Chrysler. E assim, da fábrica de Valdemorrilo em Madrid começaram a sair em 1963 os primeiros Simca 1000 e Dodge Dart "hecho en España"
Um conglomerado que atingiu mais de 25 mil funcionários em 1966! Porém, os yankees da Chrysler não se afinaram com o espírito passional e indomável espanhol de Barreiros,a participação americana foi crescendo de 44% em 63 para 77% em 67 e 100% em 69. Barreiros foi gentilmente "desligado" de sua própria fábrica e nascia assim a Chrysler Espanha 


Eduardo Barreiros se muda para Havana, Cuba e começa a fabricar motores Diesel por lá,faleceu em 19 de fevereiro de 1992. A Chrysler, dentre uma de suas inúmeras crises,vende suas operações na Europa para a Peugeot, e assim a fábrica de Valdemorrilo passa a fabricar Peugeots 205...
Assistam também a Barreiros, Motor Humano de 2007

Um comentário:

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

O motor Barreiros EB-6, apesar de toda a complicação que uns burocratas do INI (Instituto Nacional de Indústria) tentaram impor para evitar que gerasse competição contra os Pegaso produzidos pela estatal Inasa (posteriormente absorvida pela Iveco), foi tão popular na época do Franco que era conhecido como "el motor del régimen". Alguns até diziam que Eduardo Barreiros flertava com o comunismo, por conta da experiência que tinha na transformação de motores russos a gasolina para diesel, além dos primeiros caminhões a serem vendidos com a marca Barreiros terem sido modelos poloneses Star importados em CKD. Antes de morrer, ele ainda tinha intenção de ir para Angola, e estava preparando um motor a diesel de alta rotação para aquele mercado, cujo protótipo foi finalizado após a morte dele é passou a ser conhecido como "el Póstumo".